05 dezembro 2014

Extraordinario - Resenha


Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama
Paginas: 320
Ano de Lançamento: 2013
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

O quanto o diferente pode impactar no cotidiano das pessoas?
Antes de nascer Auggie foi diagnosticado com uma síndrome rara cujo as sequelas deformariam todo seu rosto. Ao longo dos anos ele foi submetido a diversas cirurgias e procedimentos médicos por conta dos diversos problemas - que nem os médicos conseguiam entender - que o menino tinha.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

Além da própria insegurança que carrega consigo ele tem que lidar com os olhares das outras pessoas que era sem duvidas o mais difícil. Quando Auggie está com 10 anos sua mãe dá a ideia de frequentar a escola, coisa que ele nega de primeiro momento, mas aos poucos ela o convence - com a condição de que ele poderia desistir a qualquer momento - e é então que a história adquire um desenvolvimento fantástico.

“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força… Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração!”

Auggie consegue ser tão corajoso com esse novo desafio. Encara o fato de cochicharem, tirarem sarro, irem para o outro lado do corredor para não esbarrar nele... e essas são coisas tão difíceis para qualquer um imagine para um garoto de 10 anos que é julgado fora dos "padrões da normalidade".

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”

Palacio conseguiu criar uma história tão emocionante que envolve um assunto tão presente hoje em dia, o preconceito, e colocar todo esse fardo sobre uma criança deixou tudo mais tocante e se todos pudessem ler esse livro seria não só um bem pra si próprio mas também para a humanidade, pois com certeza muitas atitudes mudariam.

"Toda pessoa devia ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Uma das coisas que mais gostei foi o fato de ter a narração de outros personagens por seu ponto de vista e acaba sendo difícil dizermos o que é certo ou errado. Eu não queria parar de ler e quando acabou o livro foi impossível não chorar refletindo sobre tudo o que o Auggie passou e como ele interferiu na vida de cada pessoa ao seu redor, um livro que vou levar para toda a vida e que todos deveriam ler!

7 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito interessante, a trama é extremamente relevante para a sociedade e provavelmente deve ser daqueles livros que nos fazem refletir sobre a vida!

    [http://lenabattisti.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, um livro maravilhoso que todos deveriam ler e parar de reclamar de coisas tão simples e principalmente passarem a mensagem pra frente. STOP BULLYING!!!

      Excluir
  2. AMO esse livro <3 um dos meus favoritos!!Amando tb seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos meus também! Ele é tão EXTRAORDINÁRIO!!! haha Que bom que está gostando linda ;)

      Excluir
  3. Adorei a resenha, eu já estava doida para ler esse livro, e agora com essa resenha vou ler com certeza.
    Amei o blog, estou seguindo, retribui?

    Beijos :*

    http://livroscafeesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, leia sim é muito bom haha. Já estou seguindo ;)

      Excluir